terça-feira, 25 de setembro de 2012

Introdução à Teoria da Interatividade


Interface Gráfica:
 
A interface gráfica do utilizador (GUI - Graphical User Interface) permite que este interaja com ambientes digitais utilizando dispositivos de entrada, como por exemplo ratos, teclados e touchscreen, selecionando e manipulando elementos gráficos interativos (janelas, ícones, ponteiros de rato, menus, etc.) denominados widgets. Por exemplo, a interface gráfica do Windows é composta pelo ambiente de trabalho, incluindo a barra de tarefas e o menu Iniciar, e carateriza-se pelo modo como os vários elementos se encontram dispostos. Tudo o que se refere a melhorias ou otimizações na interface gráfica de determinado programa relaciona-se com alterações do esquema gráfico, como mudanças de posição de menus e botões, no sentido de melhorar a interatividade do utilizador com o programa.


Interatividade:

A interatividade, no âmbito da informática, consiste na potencialidade que um determinado ambiente virtual tem de, ao ser influenciado pelo utilizador (recebendo as suas instruções), se adaptar e reagir, criando uma interação dinâmica. A interação com um software interativo deve ser livre, autónoma, intuitiva, permitindo um fluxo bidirecional de informação entre o utilizador e o programa.




Realidade Virtual:

A realidade virtual ou ambiente virtual refere-se à recriação de um mundo tridimensional que se assemelha o mais possível ao real, à simulação de uma determinada realidade. Para se alcançar este objetivo, estimula-se ao máximo os sentidos do utilizador, utilizando tecnologia cada vez mais avançada sendo que toda a interação se realiza em tempo real. Uma aplicação prática da realidade virtual são os simuladores de voo que permitem uma aprendizagem mais segura e aprofundada aos pilotos ainda inexperientes. 


-"Bibliografia":


Sem comentários:

Enviar um comentário