Conceito de multimédia
De acordo com Vaughan (1996), a
multimédia inclui não só as aplicações
não-interactivas, mas também a utilização de dispositivos cuja natureza
não é digital: “Multimédia é qualquer combinação de texto, arte gráfica,
som, animação e vídeo apresentada ao utilizador por um computador ou
por outro meio electrónico”. Contudo, a definição mais aceite atualmente aperesentada por Chapman & Chapman (2000) não é tão abrangente como a anterior: "Multimédia é a combinação, controlada por computador, de
pelo menos um tipo de media estático (texto, fotografia, gráfico), com
pelo menos um tipo de media dinâmico (vídeo, áudio, animação)".
Tipos de Media
Para criar sistemas e aplicações de multimédia são usados vários tipos de media, entre os quais podemos listar:
- Os textos
- Os gráficos
- As imagens
- Os vídeos
- As animações
- O audio
- Estáticos:
Se os elementos de informação são independentes do tempo, alterando a sua dimensão apenas no espaço, e por isso também podem ser denominados discretos ou espaciais, tais como os textos e gráficos;
Imagens e Gráficos:
Frequentemente utilizados em aplicações multimédia, as imagens e gráficos podem ser classificados como sendo do tipo bitmap ou do tipo vetorial, respectivamente. Podem ser capturados, utilizando scanners ou câmaras fotográficas, ou sintetizados, usando software especifico.
Texto:
Pode ser criado a partir de editores de texto para produzir plain text (texto não formatado) - ex:
Bloco de Notas, a partir de processadores de texto, originando rich text (contéudos formatados) - ex: Microsoft Word. O texto é a forma mais comum
de divulgar informação nos mais variados meios, incluindo revistas, jornais, SMS, livros, email. Ao longo do tempo tem-se revelado ainda a forma dominante de interação entre Homem e máquina (computador).
Linguagem de programação computacional (texto) |
imagem do tipo vetorial |
imagem do tipo bitmap |
- Dinâmicos:
Áudio:
O áudio possui uma natureza única uma vez que é o único tipo de media que estimula exclusivamente o sentido da audição. Pode ser reproduzido nos formatos analógico e digital. O formato analógico é aquele utilizado por cassetes de video, gramofones e discos de vinil e consiste em o som ser guardado na forma de uma onda contínua que pode ser reproduzido como uma textura física. Por outro lado o formato digital consiste em representar a onda num meio digital, através do uso da linguagem binária.
Gramofone - Áudio analógico |
Leitor Mp3 - Áudio digital |
Vídeo:
O vídeo é um conjunto de imagens, denominados frames (ou fotogramas), que são mostradas de forma sequencial com um espaço tempo extremamente reduzido entre elas (numa média de 30 frames por segundo). Tal como o áudio, o vídeo pode ser reproduzido em formatos analógicos e digitais.
Câmara de filmar HD |
Animação:
Ao conjunto de imagens gráficas que se movem sequencialmente, dá-se o nome de animação.
A animação tem tido bastante utilidade, podendo ser usada para expressar uma ideia de forma a que a atenção da audiência ou público alvo seja cativada e este possa entender o que se pretende transmitir. Também pode ser usado para demonstrar situações lentas de uma forma rápida ou acelerada, por exemplo: a erosão do solo, os movimentos das nuvens, etc.
Animação gráfica |
Todos estes tipo de média podem ser classificados, quanto à sua origem, como:
- Capturados: quando resultam da recolha de informação do exterior para o computador, utilizando para tal hardware, como microfones e câmaras de vídeo, e software adequados;
Microfone - captação de som |
- Sintetizados: quando são produzidos pelo computador, sem que para tal seja necessário qualquer captação de informação prévia, como acontece com gráficos, animações e áudio, por exemplo; pode ser também conseguida usando hardware e, sobretudo, software apropriado.
Programa de sintetização digital de áudio (Thor) |
Modos de divulgação de conteúdos multimédia
Considerando o modo como podem ser disponibilizados, os conteúdos multimédia podem classificar-se em:
- Offline
Pen drive |
Disquetes |
CDs |
- Online
http://conceitomultimedia.blogspot.pt/
Sem comentários:
Enviar um comentário