terça-feira, 30 de outubro de 2012

TEXTO - Unidade dos Sistemas de multimédia

Padrões de Codificação de Caracteres

Uma codificação de caracteres é um padrão que relaciona um determinado conjunto de caracteres, por exemplo, letras de um alfabeto, com um conjunto de outros modos de armazenar informação, como  números ou pulsos elétricos. Esta padronização tem como objetivo facilitar o armazenamento e  transmissão de texto  em sistemas informáticos ou através de redes. Exemplos comuns são o código morse (codifica as letras do alfabeto latino e os numerais em seqüências de sinais de longa e curta duração),  o ASCII (ver parágrafo inferior) e Unicode (codifica qualquer caracter existente, independentemente da plataforma, programa ou linguagem, num único número, em conjuntos de até 4 bytes).


ASCII


ASCII (American Standard Code for Information Interchange) é o termo que designa uma tabela de código que foi desenvolvida nos Estados Unidos da América nos anos 60, dada a necessidade de criar um padrão que pudesse ser utilizado por todos os computadores, facilitando assim em grande medida a comunicação entre eles e a troca de dados que esta implica.
A tabela ASCII utiliza conjuntos de 7 bits para representar 128 caracteres, muito deles adequados apenas à língua inglesa.
Apesar de ter sido uma enorme inovação e de  grande parte das codificações de caracteres atuais se terem desenvolvido a partir dele, este padrão de codificação apresenta grandes fragilidades quando mudamos de linguagem (p.e., utilização do alfabeto grego) e consegue suportar apenas um número limitado de caracteres (256).


Tabela ASCII (extended)


Curiosidade: Pode obter-se um caracter ASCII num processador de texto se se digitar o código correspondente ao caracter em cause, enquanto se pressiona ALT.



-"Bibliografia":
http://pt.wikipedia.org/wiki/Codifica%C3%A7%C3%A3o_de_caracteres
http://pt.wikipedia.org/wiki/ASCII
en.wikipedia.org/wiki/Unicode

Sem comentários:

Enviar um comentário