quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Fontes de texto: Verdana e Courier

Verdana

Exemplo de algumas palavras, alfabeto e números em Courier

Verdana é uma família tipográfica sem-serifa e monoespaçada, concebida em 1996 pelo designer Matthew Carter, ao serviço da empresa Monotype, para a Microsoft Corporation. Contoum com a colaboração no hinting manual (hand-hinting) de Tom Rickner da Agfa Monotype.
A partir do momento em que foi publicada passou a ser utilizada em todas as edições do sistema operacional Windows, o Microsoft Office, e no Internet Explorer, sendo que versão reduzida da Verdana se integrou no pacote Core fonts for the Web (Fonte Básica para Navegação na Internet). Esteve, por este motivo, dísponível para download gratuito no site da Microsoft e passou, por isso, a integrar a  maior parte dos sistemas operativos dos computadores, incluindo Linux e Unix.
Esta fonte é do tipo vetorial, sendo OpenType, TrueType. Encontra-se atualmente na versão 2.43, que apresenta 893 grafemas,e teve já 7 versões anteriores. tal como a maioria das fontes possui quatro estilos, normal, negrito, itálico e negrito itálico. Tem uma variante, Verdana Ref , e possui fontes que lhe são semelhates, tais como, Frutiger, Bitstream Vera, Tahoma. Esta é a fonte de texto que usamos em todas as publicações do nosso blogue.


































Courier


Exemplo de algumas palavras, alfabeto e números em Courier



Courier é uma fonte tipográfica monoespaçada com serifa egípcia, tendo sido desenhada para imitar o tipo de letra produzido por uma de máquina de escrever. A tipografia foi projetada em 1995 por Howard "Bud" Kettler. Esta fonte de texto possui duas variantes, sendo que ambas se podem encontrar nos vários estilos (negrito, itálico e negrito itálico):
  • Courier Standard: utilizada, em todos os seus estilos, como Adobe Reader 6, por exemplo, para substituir as fontes PostScript Courier;
  • Courier New: uma nova versão da Courier, incluindo ainda as fontes de bitmap desta, que foi introduzida com o Windows 3.1; distingue-se de Standard por apresentas espaço mais alto entre linhas e sinais de pontuação mais trabalhados.


- "Bibliografia":
http://pt.wikipedia.org/wiki/Verdana
http://pt.wikipedia.org/wiki/Courier

Sem comentários:

Enviar um comentário