terça-feira, 13 de novembro de 2012

Texto


Fontes de Texto

Para elaboração de textos de multimédia, existe uma enorme variedade  de fontes e famílias que podemos escolher para criar textos ricos e apeladores.
As fontes tipográficas são um conjunto de caracteres, que correspondem a letras, números ou símblos, e que partilham entre si  diversas características físicas, tais como o tipo de design, os atributos e até mesmo tamanho (corpo). Dois exemplos de fontes extremamente conhecidas são Arial (Helvética) e Times New Roman. Estas fontes tipográficassão identificadas por nomes e podem ainda ser agrupadas em famílias tipográficas.


Famílias Tipográficas
Duas fontes pertencem a mesma família quando possuem as mesmas características estilísticas fundamentais, e ocorre somente uma variação de espessura, largura, altura e outros detalhes que não afectam o estilo da fonte. Temos como o exemplo a bem conhecida família Arial, que engloba a fonte Arial e Arial Black (que relativamente a fonte Arial muda somente a espessura do seu traço).


Fontes com ou sem serifa

Uma caracteristica estilistica fundamental nas fontes tipográficas é a serifa. As serifas são os prolongamentos localizados nas extremidades dos caracteres.

Fonte com serifa (a vermelho)
   
As serifas não possuem somente uma função estética, possuem também uma importante função na forma como um texto é lido. Elas guiam os olhos de uma letra para a outra, graças a linha imaginária criada pelas serifas do pé das letras, e a habilidade para mais facilmente tornar uma letra mais distinguivel das outras. Assim as fontes serifadas são mais usadas em longos textos, e fontes sem serifa são usadas quando se pretende dar impacto a uma palavra ou a um pequeno conjunto de palavras (como os títulos de artigos noticiários).


Tipos de fontes

As fontes de texto podem ainda ser divididos em dois grupos: bitmapped e v vetorial.

Bitmapped:

 As fontes Bitmapped ou Raster são guardadas numa matrix de pixéis, sendo cada caracter constituídos por colunas e filas de diminutos quadrados (os pixéis). Devido a forma em como são guardados, faz com que exista uma perda siginificativa de qualidade quando estas são ampliadas.
Elas são concebidas de tal forma a poderem ser imprimidas em impressoras específicas, possuindo tamanho e resolução específicos.
As cinco fontes bitmapped são: courier, MS Sans Serif, Small e Symbol.

Vectorial:

As fontes Vectoriais ou escaladas utilizam métodos matemáticos para poderem ser escaladas para qualquer tipo de tamanho que for necessário sem haver perdas de qualidade.

Exemplo da diferença de qualidade nas fontes Vector e bitmapped.


Ainda dentro das fontes escaladas existem a fontes Type 1, TrueType e OpenType.

  • Type 1
  
Desenvolvidos para dispositivos como impressoras, que utilizam o formato Post-Script, elas possuem detalhes que cumprem os padrões de qualidade da indústria tipográfica

  • TrueType
Fontes criadas em conjunto com a Apple e a Microsoft para concorrer com as da Adobe (Type 1). Elas possuem um algoritmo próprio que permite a conversão para bitmapped e podem ser impressas tal e qual como são visualizadas no ecrã.
Contudo, visto como são concorrentes, estas não são compatíveis com o código Post-Script, sendo necessário uma conversão para Type 1, tornando a impressão lenta e de baixa qualidade.

  • OpenType
As fontes OpenType foram criadas em junção com a Adobe e a Microsoft para melhorar a compatibilidade entre plataformas e servir de ponte entre a truetype e o código Post-Script.
Elas suportam practicamente todo o idioma e pode ser escalado para qualquer tamanho sem erros, sendo legível e transparente em qualquer tamanho. 


- "Bibliografia":

http://en.wikipedia.org/wiki/Computer_font

http://www.serifa.com.br/oqueeserifa.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fonte_tipogr%C3%A1fica

Sem comentários:

Enviar um comentário