No âmbito da nova unidade programática que iniciámos hoje iremos debruçar-nos sobre um dos meios de comunicação multimédia, a imagem.
- Conceito
A etimologia da palavra imagem provém do latim imago - representação visual de um objecto. Em sentido mais lato, a imagem é vista como uma figura que possui semelhanças ou se aparenta com algo, basicamente uma representação visual mas não necessáriamente de um objeto, uma forma visual de expressão de uma idéia. Para tal utilizam-se técnicas como a fotografia, pintura, desenho e vídeo.
Exemplo de imagem produzida digitalmente |
- Utilização da Imagem Digital
Atualmente, a imagem é um dos mais importantes meios de comunicação multimédia, uma vez ques cativa o utilizador e e permite uma eficaz e original transmissão da mensagem. É utilizada em praticamente todas as áreas, desde o marketing até à educação, passando pelas ciências, com extrema imoprtância nas artes, nos media (televisão, imprensa), em atividades lúdicas (cinema, videojogos) e até mesmo na indústria. Podem ser impressas em revistas, jornais, cartazes, wallpapers, quando gravadas em suportes físicos, ou editadas, manipuladas e transmitidas com a ajuda de programas e redes informáticios.
Utilização de imagem para fins publicitários |
Utilização de imagem para tecer crítica social |
- "Bibliografia"
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem
Sem comentários:
Enviar um comentário